quarta-feira, 31 de agosto de 2011

POSSE NA ALB - ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Posse da Escritora
Maria Loussa na
ALB – Academia de
Letras do Brasil de Goiânia
26 de Agosto de
2011 no IHGG – Instituto
Histórico e Geográfico
de Goiás.

Presenças de Dr. Mário
Carabajal,
Presidente Nacional
da ALB,  Dr. José Faria
Nunes, Presidente da
ALB  de Goiás, além
dos já empossados
e empossandos
desta noite.

A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

Não resta dúvida que encontrar a pessoa certa para o lugar certo é um dos maiores desafios da sociedade, principalmente quando pensamos a sociedade como um organismo, onde cada membro desempenha suas funções de acordo com seus talentos específicos.
A pessoa certa mostra o perfil adequado para as suas atribuições, com visão, coragem, conhecimentos atualizados e atitudes coerentes, cuja imagem é construída a partir de suas realizações. E aqui gostaria de citar Joel Backer, que diz: “Atitudes sem visão é um simples passa tempo. Visão sem ação, não passa de um sonho. Somente visão com ação pode transformar o mundo”. O lugar é certo quando oferece perspectivas para o alcance dos objetivos.
A pessoa certa no lugar certo é o grande diferencial competitivo dos últimos tempos, porque prima pelo desempenho de seu potencial, alçando o seu vôo.
Mesmo antes de se tornar imortal da Academia de Letras do Brasil, onde ocupa a Cadeira nº 01 ALB Santa Cruz de Goiás/GO, na condição de Membro Vitalício, cujo patrono é o grande Mário de Andrade, ela já se mostrava ser a pessoa certa para o lugar certo. Uma ativista cultural vivendo e revivendo Santa Cruz de Goiás, salvaguarda de cultura popular. Conhece bem a história de sua cidade e apropria da mesma desde a sua linguagem até as tradições. A história de Fátima Paraguassú tem força de expressão literária e se mistura com a história de Santa Cruz, fato que pode ser verificado acessando o site por ela criado e os ricos verbetes publicados no Google. Ela, através de seu dinamismo e ousados projetos recupera o passado oferecendo embasamento para o futuro para que não se perca a identidade diante das nuances modernistas e imediatas. É um trabalho que muito honra sua terra e não somente esta, mas também honra o nosso Brasil manifestando uma verdadeira Lição de cidadania e amor à terra e a sua gente.
Musicista, historiadora, pesquisadora, poetisa, escritora, artista plástica, empreendedora social, ativista cultural e eu incluo mais um título por minha conta própria, humanista. Enriquece seu conteúdo literário como seguidora da Escola do Sintipismo: Um exercício poético criado por Fernando Oliveira/ França, Paris.
No momento a Fátima ocupa vários cargos relevantes no meio cultural. É também possuidora de vários prêmios, como resultados de seus esforços artísticos. Tem importantes participações em eventos culturais, bem como homenagens recebidas, entre elas “Diploma Jaburu” do Conselho Estadual de Cultura, edição 2009, como Destaque Cultural do Ano e a “Comenda Tiokô Medalha Eli Brasiliense”- UBE – Como Destaque Cultural do Estado de Goiás em 2009. Tem os seguintes livros editados: Vocabulário de Palavras e Expressões de Santa Cruz de Goiás, Real e Imaginário: Aspectos da Cultura Popular em Goiás. Participações em A Cultura Plural de Bariani Ortêncio livro de Elizabeth Caldeira Brito e Nelson Santos e no Livro do Professor Horieste Gomes sobre a Passagem da Coluna Prestes em Goiás.          
Conhece e reconhece o que é feito em nossa cultura nos seus vários seguimentos desde a música até os mais tradicionais aspectos do folclore, como vetores formativos de nosso patrimônio cultural. Incentivadora às pesquisas, à leitura, organizações de museus, contribuinte com o poder público para criação de fóruns em favor do patrimônio cultural, realização de feiras de Economia Solidária, etc. Figura carismática, mulher simples, Fátima é também um exemplo de solidariedade. Ela não guarda só para si o que tem e o que sabe, mas com alegria repassa a outros desejando seu crescimento.
A vida é como uma viagem. Precisamos, de fato, saber onde estamos e para quê. Mas só isso não basta, é preciso ter um plano de ação. O plano pode ser simplesmente pegar o transporte certo, ou então usar um mapa da estrada que tem a função de levá-lo ao destino. Isso tem acontecido com a nossa personagem dada sua objetividade. Quantos sonhos alcançados! Mas ela não para, continua em busca de outras metas. Vive para a família, amigos e a cultura. Parece “uma vara agitada pelo vento” e nesse dinamismo vai distribuindo lições de altruísmo. Dá importância ao que faz adequando suas habilidades e talentos profissionais de acordo com os requisitos de sua missão.
Assim, é a Fátima Paraguassú, a pessoa certa no lugar certo.


        Homenagem de Maria Loussa 
        para Fátima Paraguassú em
        02/Setembro/2011
         Dia do seu Aniversário