quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO DIA DO POETA


Homenagem ao Poeta

Querido Amigo,

Dirijo-me a ti neste dia tão especial reverenciando à tua sensibilidade e à beleza de tua alma que tem a capacidade de dar um toque de alegria mesmo onde tudo parece triste. Seu modo peculiar de expressar, seduzir corações, valorizar a liberdade de todos, desde a criança à Terceira Idade.
     Tu és sonhador, capaz de cantar o nosso dia-a-dia, falando de amor, de sofrimento, de alegria, transformando em prazer a nossa dor.
    Tua vida é um livro aberto, folheado de mão em mão, cujas páginas são pura emoção, não importa muito o teu aspecto, porque mais importante é o teu parir de cada canção. Expandes a criatividade através do escrever que excede ao fato de elaborar textos ou conjunto de palavras, porquanto tua imaginação e/ou inspiração é como uma vitrine literária. 
     Já ouvi alguém dizer: sou simplesmente um poeta! Admira-me muito essa expressão, pois Deus ao criar todas as coisas sempre foi detalhista e não foi diferente com a alma do artista. Existem coisas que só avistamos quando o amor exalamos.
    Esmeras com tua capacidade infinda gerando vida criação mais linda!
     Tua beleza de sentimentos e ternura renovam os momentos e entre os dons recebidos o mais profundo foi Deus colocar em sua alma a missão de divulgar. Ele sopra nela, chora a dor e com sensibilidade exalta o amor. Cancioneiro do Criador canta em prosa e verso com liberdade e sem rancor. Nenhum poeta é ferino já que tua alma é um arsenal de carinho, uma flor sem espinho incapaz de ferir ou magoar. Palavras, sentimentos e momentos são fatias e cantigas do dia-a-dia. Assim, maravilhada com essas fantasias me visto de poeta para poetar e viver lembrando meu bem querer.
      Ser poeta é ser privilegiado por Deus porquanto Suas palavras cruzam céus, terra e mares, levando esperanças, amor, paz e alegria, cujos versos conduzidos pelo vento produzem uma sinfonia levando e trazendo encantamento tocando corações sensíveis, carentes e solitários.
     Fala e fala muito por metáforas, se diz vazio com a alma cheia, caminha onde não há caminhos e dobra uma esquina em busca do céu, mata teu “eu”, nasce num dia que ainda vai surgir, rasga tua escrita por tristeza, mata teus versos tristonhos, viaja pela rua do sonho, corta em pedaços o coração e morre para não mais voltar a esta vida quando teus olhos se encontram em profundo silêncio.
     O verdadeiro poeta tira da natureza e do interior a inspiração para tuas telas escritas deixando fluir seu próprio coração. Cada um à sua maneira dá o toque mágico temperando sua poesia expressando seu desejo, amor e paixão incontidos, que escapam através de textos seu estado de espírito. Um pouco louco ou não, o poeta é portador da grande magia, senão, é apenas um sonhador. Mergulha e pouco a pouco coloca no papel seu mundo encantado, a arte de escrever.
      Em sua memória afloram os versos porque és livre e essa liberdade expressada com nitidez em face a luz que o conduz com altivez. Amante da natureza, do amor, da primazia dentro da beleza do belo. Você é feliz e no seu íntimo jorra rios de alegrias, nostalgias, distribui sonhos e fantasias com muito ardor. O poeta é sábio, pois detona de dentro de si, notas tiradas das tristezas e das mágoas. Dedilha o que lhe aperta o peito, mostra com garbo o trabalho que sai do coração em forma da mais pura canção!
Se não explodisse nos versos, com certeza morreria em agonia diante das fantasias, que vivencia cada drama submerso na alma, causa encanto na harmonia habilidosa dos versos que se enlaçam
e entrelaçam, formando uma corrente que canta louvores da alma.  São tantas as belezas imergindo seu coração cuja bandeira treme de liberdade querendo mesmo abrir as asas e voar livremente com a fértil imaginação.
      É ainda uma pena que as Leis Brasileiras não reconhecem a profissão de poeta, mas eles resistem,subsistem, insistem em serem os emissários da Poesia. O abrangente termo grego poiesis era a poética social por excelência no agora e eram colocados na categoria de alados, alienados, boêmios e até loucos (enlouquecidos pelas pressões, alcoolescidos pelas necessidades de preencher espaços, de estar com, para ser, etc). Muitos esquecem que os poetas são pessoas capazes de captar tudo, revelar, transcender o fazer poético. Como qualquer ser humano eles têm e enfrentam seus dilemas da vida. Desconhecidos, mas reais, invisíveis trabalhadores da palavra, recriadores do verbo.
      Quantos somos?
      Quem é mesmo o poeta?
      - A lista é enorme e todos que são têm o prazer de estar lá.
      O apaixonado que fala bonito para impressionar a pessoa amada ou dar vazão ao volume de águas da paixão no peito. É um permanente estado de ser, estar, fazer. Os poetas se sabem. Farejam e se encontram. Casta depurada e corajosa. Queiram os fazedores de leis ou não.
      Meu querido, quantas e lindas mensagens!
      Respeito seus gestos e as suas palavras tão exatas que nos fazem deleitar, bebo de tua alma com o que me parece dizer. Sua ousadia me envolve dentro dos versos elaborados que pretensiosamente gostaria  fossem dirigidos somente a mim. Gostaria de ser a tua musa, mas nunca me usa, ser a flor singela que carrega na lapela. Perdoa, mas não fique alheio ao meu apelo e minha esperança é que no fim dos meus dias estarei perto de ti.

                                                   
                                             MªLoussa