quinta-feira, 21 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR - 25 de Julho



Dia do Escritor
 25 de julho


É um Dia Especial!
Ele nos desperta para o desejo de valorizar o escritor bem como para a intensa vontade de continuar a escrever.
Foi criado por decreto governamental a partir da realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro em l960 em decorrência do grande sucesso do festival e a iniciativa da União Brasileira de Escritores. Muito justa e nobre a oficialização desta data como reconhecimento e estímulo àqueles que transmitem amor, paixão, inspiração, ternura, fazendo transbordar nossas almas. Embora solitariamente, o escritor exerce seu fascinante trabalho sem que ninguém o detenha. Desenvolve uma escala gradativa, pois quando termina a elaboração de uma idéia, outras surgem impetuosamente por estar acima de qualquer desejo.
Muitos escritores não têm pressa de expor seus escritos, alguns começam suas experiências ainda bem jovens, mas a maioria é descoberta na idade mais avançada quando já estão mais livres e com suas vidas e assuntos definidos. Poderíamos mencionar vários exemplos que demonstram uma verdadeira idolatria pela escrita. Essa prática nos deixa embevecidos e nos conduz a caminhos e lugares desconhecidos e deslumbrantes onde a natureza, fatos da vida, a morte, os muitos reflexos em estado latente, enfim, tudo que gira em nosso redor nos extasiam para outras paragens.
Quando escrevemos sentimos sensações que nem sempre conseguimos explicar. É viver entre a razão e a consciência, sem esquecer nossas idealizações e/ou sonhos. O 25 de julho nos conscientiza para as realidades literárias, abre nossos olhos e nos faz ter a certeza que a nossa luta, a busca do nosso sonho sempre vale a pena.  Mesmo que não sejamos um ícone literário, podemos contribuir com a nossa semente que há de germinar e crescer um dia e fazer parte da disseminação da esperança, da vitória e solidariedade nos momentos cruciantes da história.
Esse dia nos faz lembrar e pensar nos grandes expoentes, nossos mestres, nos quais apoiamos e com eles aprendemos a considerar avaliando em cada linha a qualidade de suas prosas ou poesias. Foram momentos preciosos quando começamos a usufruir a beleza das palavras as quais elevam e transformam essa ligação que une todos os seres humanos numa dinâmica de amor e compreensão.

                                                                   Maria Loussa

Nenhum comentário:

Postar um comentário