sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O LIVRO E SUA IMPORTÃNCIA


Eis aqui um meio de comunicação importante no processo de transformação dos indivíduos. Gosto de folhear um livro, ler, cheirar, apalpá-lo e apreciá-lo junto com outros numa organizada estante. Ao lê-lo, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. Se comparado a outros meios de comunicação, com ele podemos escolher fatos do passado, do presente ou o mundo da fantasia. O livro não muda o mundo, mas muda pessoas e estas sim podem trazer mudanças. Costumeiramente ao ler um livro, faço anotações e se ele for realmente muito bom, faço o seu resumo, porque isso me faz fixar na mente o aprendizado. Para as crianças também é importante o hábito da leitura, pois aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O que atrai as crianças em relação aos livros é a curiosidade, formato, manuseio e pela emoção das histórias.
Um conjunto de folhas com informações impressas organizadas e montadas com uma capa, num só volume designando uma obra científica ou literária de certa extensão, representando arquivos póstumos, retratos de épocas, histórias de vida em vários estilos e gêneros literários. O livro tem uma história ligada diretamente à história da humanidade e sua evolução. Ele surgiu há aproximadamente quatro mil anos atrás, na época dos egípcios. Os documentos primitivos, porém não menos importantes, eram registrados em largas folhas de palmeiras, transformando depois nos papiros, guardados enrolados. Os papiros foram substituídos pelos pergaminhos, mais resistentes, podiam ser dobrados com mais facilidade. O primeiro livro impresso com tipos móveis, a Bíblia, foi produzido por J.Gutenberg, em 1455.
De fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e crescimento intelectual do indivíduo é o livro. Além dos registros importantes da história ele repassa esses fatos à posteridade como vetor de conhecimento. É notável o seu avanço após a invenção da escrita. Assim, é graças a ele que tempos a evolução das ciências, as relações sociais e outras áreas em cada geração.
Os livros ultrapassam fronteiras, agem nas consciências, no imaginário, na esperança e projeta o novo na mente dos leitores que criam e recriam novas expectativas. Sua leitura é uma viagem jamais apagada pelo tempo. Em cada fase ou faixa etária ele tem sua forma mágica de agir. Instrui a criança, faz o adolescente se autodescobrir também criar e para os adultos são ferramentas que projetam teorias, e a didática de ensino. Felizmente a acessibilidade aos bons livros tem sido facilitada nas escolas, faculdades, bibliotecas. A leitura é bem motivada, porém a prática está ainda a desejar. Impresso ou virtual tem repassado às gerações conhecimentos armazenados através dos séculos. Além de didático, o livro tem o papel de incentivar o uso da imaginação, tão necessário, num mundo dominado pela imagem e a informação.
Há quem considere que o livro um dia terá um fim! A questão é polêmica. Li um comentário a respeito e senti a tristeza, a dor e a saudade antecipada, e este comentarista chegou a declarar: se depender de mim, meus filhos ainda vão manusear muito papel e, os filhos deles também. Em pesquisa sobre datas comemorativas, deparei-me encantada com tantas sobre o livro e suas correlações. Entre elas Dia do Leitor, Dia do Gráfico, Dia Nacional do Livro, Dia do Bibliotecário, Dia da Poesia, Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, Dia da Literatura, Dia do Escritor, Dia do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro Didático e muitos outros.
Particularmente acredito que enquanto houver amantes, não só de livros, mas das palavras, dos textos, da literatura, vivos, ele também continuará vivo.

                                                                                                    Maria Loussa

Nenhum comentário:

Postar um comentário